blog tag Treinamento é Desenvolvimento Profissional

Eliandra Cardoso*
No mercado atual a atualização constante das aptidões profissionais é primordial.
Antigamente para ser um profissional bem sucedido bastava passar em concurso público para o Banco do Brasil, ou passar 20 ou 30 anos trabalhando na mesma empresa.
Nessa época a responsabilidade pelo desenvolvimento do profissional era da empresa que fornecia treinamento e condições para o seu crescimento, no entanto, já a bastante tempo que esse cenário foi mudado, e hoje a responsabilidade pelo treinamento e desenvolvimento do profissional deve ser dele próprio, independente da empresa fornecer essas condições ou não.
No passado o profissional era contratado para fazer uma determinada função e poderia ficar anos fazendo a mesma atividade virando um especialista naquela tarefa e tudo bem, hoje na era da conectividade, da avalanche de informações, da falta de tempo, da globalização, exige-se um profissional com competências diversas.
A empresa busca um profissional que tenha capacidade de assumir múltiplas tarefas, e na verdade o crescimento profissional vem com o desenvolver dessas tarefas orientadas para o resultado. Não há como se conseguir esse desenvolvimento apenas com a formação regular ou mesmo o ensino universitário.
O profisional deve procurar desenvolver todo esse conhecimento que é exigido por meio da participação em eventos de network, leitura qualifiicada e cursos de desenvolvimento profissional.
A escolha do curso deve levar em consideração:
1- O knowhow do Palestrante;
2- A profundidade do conteúdo;
3- A qualidade dos Participantes;
4- A instituição responsável pelo curso.
O mais importante é que o profissional tenha a clareza que ele é o responsável pelo seu desenvolvimento e que hoje em dia a atualização do conhecimento e aperfeiçoamento é muito valorizado pelas empresas, acrescentando muito em termos de currículo profisisonal e desenvolvimento de network.
*Eliandra Cardoso: Administradora, Empreendedora e Coach. Especialista em gestão de Organizações Sociais. Sócia Fundadora da Egéria Consultoria.
Texto publicado originalmente no Blog Merece Destaque.